Sobre nós
O Artlier é uma escola de artes e ofícios. É um colectivo de talentos – artesãos, makers, artistas, pequenas marcas, empreendedores - que junta o conhecimento e o lazer. É um espaço de partilha de saberes, de aprender pelo fazer e aprender o Saber Fazer! É um lugar de contar histórias e estórias de pessoas e costumes, um lugar de resgatar tempo e tradições, onde se reúne à volta da mesa o desejo de criar juntos momentos e peças com significado, explorando técnicas e materiais. Aqui, unimos quem faz e ensina a quem aprende e experimenta! O que há melhor do que Aprender com Quem Faz?
A equipa
Artlier
Margarida Aires Mateus
Margarida Aires Mateus é a fundadora deste projecto dinâmico e colorido que é esta Escola de Artes e Ofícios a que baptizou de Artlier no ano de 2002.
A sua paixão pelas artes direcionou-a a uma primeira experiência pelo universo da arquitectura, a qual se revelou insatisfatória mas igualmente impulsionadora de outro caminho altamente motivador e inspirador que é a sua formação em Cabinet Making and Furniture Restoration, no Reino Unido.
A Margarida é uma experiente comunicadora, talhada para a formação e tutoria de todos aqueles que desejam aprender a arte do Restauro e Reciclagem.
A Margarida é o grude que congrega os mais variados espíritos inspiradores e apaixonados, que se reúnem assídua e pontualmente neste lugar e que fazem dele também uma escola de vida, uma casa de amizades e de laços, um lugar onde se quer estar a todo o tempo, alimentados pelo tangível, pelo abstracto e por um colectivo sem par.
No Artlier reúnem-se, desde a sua criação, artistas sedentos de transmitir os seus mais variados rasgos de criatividade e mestrias nas artes e ofícios que fazem parte da nossa tradição e cultura.
É também neste lugar que se trabalha intensamente para que estas mesmas artes e ofícios não se deixem levar pelo esquecimento, no profundo respeito pela técnica ancestral, rigorosa e insubstituível, do ponto de vista cultural e artístico.
Joana Teixeira
A Joana Teixeira nasceu em 1975, em Lisboa e aqui sempre viveu.
Depois de um percurso na área financeira, em empresas institucionais, que lhe ensinaram parte do que é - regras, método, responsabilidade e organização - em 2010 decidiu voltar a usar as suas mãos, com uma abordagem visual e um olhar contemporâneo. Assim chegou ao Artlier.
Apaixonada pelo que é manual, a Joana acredita que a simplicidade do dia-a-dia é feita de detalhes, imperfeições e apontamentos, que a inspiram e que leva para tudo o que faz.
É uma das mãos do Artlier. A Joana é responsável pela gestão financeira e organizacional e, com a sua experiência no styling e artesanato, é responsável pela curadoria e pesquisa das novas artes e ofícios que são trazidos ao Artlier.
Carolina Andrade
A Carolina nasceu em Champigny-sur-Marne, França em 1994.
É licenciada em Design Industrial e especializada em cerâmica e vidro, nas Caldas da Rainha e Marinha Grande.
Desde cedo que é influenciada pela área artística: visita galerias e museus de arte, contempla a natureza e representa-a nas suas coleções.
Criou a sua marca CAROLINA ANDRADE em 2017 na qual desenvolve peças conceptuais e funcionais. E em paralelo partilha os seus conhecimentos nestas áreas.
A Carolina juntou-se ao Artlier em 2018 e é responsável pela área da cerâmica.
Sara Maximiano
A Sara descobriu o Artlier em 2022, nas oficinas de cerâmica, e desde então nunca mais largou o barro. Foi aqui que encontrou uma nova paixão e um ritmo diferente, entre a liberdade e a curiosidade.
Licenciada em Marketing e Publicidade, juntou o útil ao artístico, combinando palavras e imagens com a mesma atenção com que molda uma peça de cerâmica.
Colabora com o Artlier na área do marketing e gestão de redes sociais, dando voz ao espaço e à sua comunidade através da comunicação digital.
Influenciada pela beleza das imperfeições e pelo prazer do processo criativo, vê na cerâmica uma forma de expressão pessoal. Partilha a sua prática e peças no Instagram em @barru.ceramica.
Patrícia Lima
A Patrícia nasceu em 1997 em Lisboa e aqui sempre viveu.
Curiosa por todas as formas de saber-fazer. A sua paixão pelas artes e ofícios acompanhou-a ao longo de todo o seu processo formativo nas áreas do cinema, comunicação da cultura e das artes, história da arte e curadoria. Desenvolve investigação sobre estes temas, é curadora, desenha e produz eventos culturais.
Mas são os fios a sua verdadeira paixão e, em particular, o Tricot. Em 2019 deu início ao projeto LimaKnits (@lima_knits) oferecendo formação em tricot. Hoje esta é também uma marca registada de design de modelos de tricot.
Para além da Patrícia ser a professora de tricot no Artlier colabora ainda na gestão organizacional do espaço e das actividades Artlier.